enespt-br

Sobre o Nepaids

O Núcleo de Estudos para a Prevenção da AIDS congrega pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós, servidores públicos e de ONG’s analisando as tendências da epidemia e produzindo tecnologias inovadoras de prevenção da infecção primária pelo HIV ou do adoecimento pela aids.

Reunido desde 1991, o grupo tem se dedicado à disseminação de informações atualizadas e promovido pesquisas informadas pela noção de vulnerabilidade, entendida em seus aspectos sociais, programáticos e individuais. As atividades de disseminação e treinamento em pesquisa têm o compromisso de promover a autonomia cidadã de seus participantes, estimular o debate sobre a ética da pesquisa e do encontro educativo ou para o cuidado, e a promoção dos Direitos Humanos. Enfocando a construção simbólica da aids, temos buscado desconstruir preconceitos, estimular o respeito democrático às diferentes crenças e orientações sexuais, facilitando a elaboração de respostas particulares no contexto da vida cotidiana em tempos de aids.

As pesquisas e iniciativas do núcleo, de estudos epidemiológicos ao desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação e promoção da saúde, têm focalizado jovens (em escolas e espaços diversos), portadores do HIV/AIDS (jovens, homens e mulheres adultos e idosos), pessoas que vivem encarceradas, em comunidades pobres, e estigmatizadas pela cor negra ou pela opção sexual.

O grupo conta com uma estrutura mínima articulando professores e pesquisadores da USP (Saúde Publica, Medicina, Psico, ECA, FFLCRP), de universidades privadas (PUC-SP, UNICSUL), em colaboração com pesquisadores nos EUA (UCSF, Columbia, Harvard). Os projetos têm sido financiados pelo Ministério e Secretarias da Saúde, FAPESP e CNPq, Fundações privadas (MacArthur, Ford, FHI, WAF), universidades estrangeiras. Editamos além desta página, livros e material didático, organizamos cursos de extensão e de metodologia de pesquisa.

Untitled Document

Contato | Mapa do Site | Links | Acesso Restrito