enespt-br

Dr. Theodoro Pluciennik

Formado em Medicina em 1971, pela USP,  Theodoro Pluciennik tornou-se psiquiatra e psicodramatista. Foi um dos pioneiros da luta contra a AIDS, militando em Organizações Não-Governamentais, no movimento gay e de luta contra a AIDS, sendo um dos fundadores e presidente do GAPA, onde coordenou o primeiro grupo de visitação domiciliar a pacientes de AIDS.

Em 1987, fez parte do grupo de profissionais que constituía o primeiro Centro de Referência e Treinamento de AIDS do Brasil, em São Paulo, organizando o serviço de saúde mental que coordenou por quatro anos. Durante este período, planejou, organizou e realizou treinamentos em todo o Brasil.

Foi membro-fundador do Núcleo de Estudos para a Prevenção da AIDS da USP (NEPAIDS) e co-autor do livro Em tempos de AIDS.

Sempre otimista, bem humorado e colaborador, tornou-se referência para vários profissionais. Era alegre, tratava a vida com leveza; doou muito de seu tempo, energia e criatividade ao atendimento psicológico dos portadores de HIV/AIDS, porque acreditava que esse trabalho poderia aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

Theodoro morreu em 1995, deixando saudades, e sua lembrança é um estímulo a todos que desfrutaram de sua convivência, por sua personalidade singular.

Untitled Document

Contato | Mapa do Site | Links | Acesso Restrito