enespt-br

Futebol, cinema e masculinidade: uma análise de Asa Branca, um Sonho Brasileiro (1981) e Onda Nova (1983)

Victor Andrade de Melo, Jorge Dorfman Knijnik
Rev Port Cien Desp 9(2+3) 183–191

RESUMO
Ao redor da presença do futebol no cinema podemos encontrar indícios de uma época, representações sobre diferentes dimensões
de um momento histórico, alguns elementos que nos permitem lançar um olhar sobre o espírito de um tempo. Tendo em vista essas potencialidades, esse estudo objetiva analisar duas produções cinematográficas da década de 1980, Asa Branca, Um Sonho Brasileiro (Djalma Limongi Batista, 1981) e Onda Nova (Ícaro Martins e José Antônio Garcia, 1983). Esses dois filmes, nos quais o futebol ocupa espaço de destaque, permitem- nos identificar e discutir as mudanças e paradoxos vividos na sociedade brasileira naquele momento, sobretudo no que tange às relações de gênero. De modo sutil, no caso de Asa Branca, ou de modo aberto e explícito, em Onda Nova, o que podemos depreender é que, em virtude do quadro de transição, novas atitudes e condutas são esperadas dos homens, novas idéias de masculinidade se constroem no seio da sociedade brasileira, refletindo os avanços e questionando a ordem de gênero anterior. Nesse quadro, também o esporte dialoga com esse conjunto de novas construções simbólicas, sendo, portanto, assunto que merece nossa atenção.
Palavras-chave: cinema, esporte, masculinidades, futebol

Untitled Document

Contato | Mapa do Site | Links | Acesso Restrito